Sexta-feira 13 de delírio

quinta-feira, janeiro 12, 2012

deniac_playmobil_jason

 

Finalmente a sexta, vindoura como sempre, trazendo consigo o alívio imediato para almas cansadas. Para alguns, mais um dia como qualquer outro, mas para outros, espíritos malignos zombeteiros espreitam a cada esquina. Explico:

Considerado um número de infortúnio segundo a numerologia, o 13 impera nesta sexta-feira, a primeira de uma série de 03 durante este ano de 2012. Diz a lenda que, em uma data como esta, Jesus foi crucificado, tornando assim um dia de azar. O evento, cheio de misticismo e do sobrenatural, criou um novo medo quase irracional nas pessoas, o Triscaidecafobia, que é o medo do número 13.

 

happy-friday-the-13th-89724-499-390

 

Uma variação desta fobia, que tem uma relação mais profunda com a sexta-feira 13 é chamada de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia, um puta nome assustador que surgiu de outra lenda, em que a deusa do amor e da beleza Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira), prometeu vingança as tribos nórdicas e alemãs, já que estas se converteram ao cristianismo. Friga, passou a ser uma bruxa temida, reunindo-se todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio para rogarem pragas aos humanos.

Pessoalmente, acho que a realidade diária tem terrores muito mais palpáveis, que me preocupam de verdade. Coisas como a morte, a violência sexual contra crianças e a proliferação de drogas pesadas tal qual a Krokodile. O mundo que ferve bem na porta de sua casa é extremamente mais assustador que qualquer praga demoníaca.

Mas para quem põe sua força e energia neste tipo de pensamento (o que acaba sendo real de certa forma), todo cuidado é pouco. Afinal, o que o “coração” vê, a mente acredita.

 

 

its-friday-94021-420-700

 

 

Ilustração do Jason Playmobil: http://www.flickr.com/photos/amadgunslinger/

Nenhum comentário: