Sonhos construídos por Stanley Kubrick

terça-feira, dezembro 03, 2013

Stanley Kubrick

Stanley Kubrick povoa minhas lembranças há anos. E estas, ficam “bem ali” na seção das memórias infantis. Mas por favor, não se assuste. Não é uma questão de Q.I elevado ou daquelas genialidades diabólicas que, às vezes, se manifestam nas crianças. Simplesmente fui exposto muito cedo aos seus filmes.

Na verdade, tenho uma pequena culpa nesse processo: o meu atrevimento em não obedecer as ordens de minha mãe para dormir cedo.

Por vezes, com insônia, sorrateiramente ligava a TV, na total escuridão, assistindo a programação da madrugada. E foi nesse ambiente, digamos, propício, que alguns dos seus clássicos repetiram-se como ecos em vales gigantescos, tanto na tela, quanto na minha mente.

Desnecessário comentar o pavor sem nome, quando meus pequenos olhos assustados consumiram O Iluminado. Ou mesmo as bizarras cenas de violência de Laranja Mecânica. Diferente do encantamento com os ruídos de 2001: Uma Odisseia no Espaço.

Acho que por isso adoro noise, shoegaze e outros sons experimentais. Era minha reprise predileta, apesar de ter dormido em vários momentos. Deve ter repetido umas quatro vezes para conseguir ver completamente e, claro, não entender nada. Alias, não entendo o final até hoje. Mas, na boa, quem entende? De qualquer modo, achava um barato.

Devido a essas pequenas peculiaridades, quando recentemente fui à Exposição Stanley Kubrick, no MIS, significou algo realmente importante.

Estar lá, vendo de perto as anotações, os roteiros, os objetos de cenas, foi como ir a uma celebração religiosa. Uma espécie de retorno para essa infância de pequenas descobertas grandiosas de um mundo peculiar, desconcertante.

Entrei em minhas próprias memórias, caminhei nos cenários onde eram gravados os meus próprios sonhos.
Foi incrível...

p.s 1: O pessoal do Ideia Fixa publicou algumas fotos do backstage de O Iluminado - http://www.ideafixa.com/no-backstage-de-o-iluminado/
p.s 2: Fiz umas fotos do passeio, mas por favor, não espere qualidade -