Na correria do dia a dia, todos misturam-se a todos. Uma confusão de vidas como fluxos de água vindas de todas as partes. No meio do turbilhão, um mendigo é o alvo de um momento único, que somente o olho perspicaz poderia eternizar.
A pergunta é: o que esse homem fez para estar na condição de pedinte? Ou seria melhor, o que ele não fez em sua vida? Acredito que o melhor a fazer é não julgar. Ou se quiser, tentar ajudar. Ou apenas observar a pintura trágica do cotidiano.
Em algum bairro populoso de Hong Kong, na não menos populosa China.
Sempre pretendemos ser algo que não podemos ser. Nunca satisfeitos com aquilo que somos, nos deslumbramos com vivências extraordinárias, que extrapolam a forma usual de estar na vida. Talvez por isso, encarnamos mentalmente nossos heróis preferidos nos filmes, na literatura, nos quadrinhos, etc. Eles são tudo o que nós queríamos, mas nunca tivemos coragem. Ou oportunidade, quem sabe.
Este é um documentário sobre uma figura polêmica do jornalismo americano. Hunter Stockton Thompson (1937-2005), ficou famoso pelo seu romance "Fear and Loathing in Las Vegas", transformado no filme "Medo e Delírio", que teve a figura de Johnny Depp como seu fiel representante.
A Hunter é creditado a criação do termo "Gonzo Journalism" – o que alguns definem como jornalismo bizarro, ou ainda subjetivo e fictício. No fundo, trata-se de uma ramificação do “New Journalism”, um estilo no qual o repórter envolve-se de tal maneira na reportagem que ele acaba se tornando a figura central da história.
Sempre como "free lance", cursou sua carreira regada a todo tipo de droga, na qual atacou de maneira irônica, tudo e todos. Podemos ver um Hunter em seu auge profissional, entre os anos de 1965 a 1975, com imagens nunca vistas antes.
Hunter S. Thompson é, em minha vida, um grande herói. Impossível de segui-lo, impossível de ser tão genialmente avesso às regras como ele foi e principalmente, impossível de consumir tão visceralmente a quantidade de álcool e drogas que consumia em favor da sua obra escrita.
Fez dessa loucura criativa e imoral, a força motora para ser a tampa de refrigerante que arranha a pintura aparentemente perfeita do carro do hipócrita sonho americano, revelando por baixo da tinta, a lataria enferrujada de um sistema corroído por guerras, corrupção e poder a qualquer custo. Um herói que tinha dentro de si seu pior inimigo. O único homem que poderia dar cabo de sua vida. A única mão capaz de matar tudo aquilo que construiu.
É difícil ser como ele. É preciso um desapego e uma vontade de morte sem precedentes. Sim, vontade de morte. Quando não se teme a morte, tudo é possível. Durante todo o documentário, mostra-se que Hunter sempre teve apego ao suicídio. Era algo certo em sua vida. Era só uma questão de tempo. Ele queria perpetuar-se. Queria falar da morte da forma como sempre falou em seus artigos: vivendo-os. E com a morte não seria diferente. Necessitava encontra-la no momento perfeito, exatamente quando tudo estava calmo em sua vida.
Comparo-o a um samurai.
Na filosofia do Bushido, o código de honra Samurai, a morte era um meio de perpetuar a existência. A vontade de morte era justamente o que aumentava a eficiência e a não-hesitação em campos de batalha, o que veio a tornar a figura do samurai algo como o mais letal de todos os guerreiros da antiguidade.
No clássico livro samurai “Hagakure”, Yamamoto Tsunetomo fala sobre um termo peculiar, o ‘Shinigurai”. É uma expressão japonesa que significa “estar louco para morrer”, no sentido de saltar nas garras da morte sem hesitação. E exatamente isso que Hunter foi: Um homem sem hesitações. Sem medo de escrever o que queria, sem deixar de criticar o que odiava, não deixando passar por essa vida medíocre sem fazer um barulho dos infernos necessário.
Em meio a um mundo de rebeldias de playground, em que jovens se alienam em músicas insípidas e sem vigor, consumindo tecnologia de ponta e sendo parte de uma grande aldeia global tecnologicamente conectada e que não serve para absolutamente nada, para quê viver? Para quem gritar? Quem gostaria de acordar desse sonho agradável e confortável com recursos touchscreen?
Cansado disso tudo, Hunter S. Thompson pediu para parar o mundo, pois queria apenas descer.