The Legends: Over and Over

terça-feira, julho 14, 2009





Reza a lenda "Léstiéfiemilistica" que o The Legends é uma banda de música pop sueca, distribuída pela Labrador Records e que se formou através de uma rede de contatos entre amigos, com a peculiaridade de que seus nove (?) integrantes sequer sabiam tocar instrumentos musicais. Lendário também é o fato desse povo todo ter suas identidades mantidas propositalmente em segredo, com exceção de um: Johan Angergård, ( Club 8 e Acid House Kings).

Mistérios à parte, este quarto álbum do grupo está repleto de referências sônicas das clássicas bandas de selos como Creation Records ou 4AD. Trocando em miúdos: riffs pontiagudos, avalanches de White-noises e doces, muito doces vocais. Aqui sim, há canções pop que podem literalmente (vai depender apenas do volume do seu phone) ensurdecer seus ouvidos.

O álbum inicia com "You Won", um grudento (no bom sentido) refrão, com uma linha de baixo firme, que te faz viajar de olhos fechados em acordes formidavelmente bem feitos. Depois, uma típica canção "thelegendsiana", "Seconds away": Guitarra serra-elérica, microfonia leve, pegada ultra-pop. Em seguida, uma descarada e linda chupação do JAMC para os dias de sol, "Always the same", perfeito como trilha de um passeio pelo litoral (¬¬). O disco (é tão estranho falar 'disco') segue suas 12 faixas com intercalações de calma e turbulência, sempre de forma acertada.

Para a nova juventude ou para os órfãos dos "clássicos de franjudos entediados" - The Jesus and Mary Chains ou My Bloody Valentine - The Legends prova que é possível modernizar estilos datados, fora de moda, aliando perfeitamente camadas de ruídos com outras tantas camadas de canções pop atuais e singelas. Aos meus olhos de velho adolescente com saudades dos anos 90, este é o disco do ano!