Dois vídeoclipes que dispensam a música

domingo, dezembro 19, 2010

Não que estas duas belas canções pop, modernas e urbanas sejam ruins. Defendo apenas que são histórias visuais tão impactantes e com tantos significados que poderiam dispensar a música. Vejamos:

 

Madonna : What it feels like for a girl

 

O diretor do clip, Guy Ritchie (então marido de Madonna), optou pela versão remix do grupo Above & Beyond. Nele temos uma certa “estilização” da violência e da transgressão. Estes são dois aspectos negativos de qualquer meio social, mostram que, mesmo que de modo germinal, dentro de cada cidadão, de cada ser humano, há uma queda, um gosto pelo desrespeito e destruição. E o vídeo em questão, isso é posto para fora sem pudores, o que claro, criou uma polêmica e tanto na época de lançamento deste single.

 

 

Roger Sanchez - Another Chance 

 

Em um mundo em que o dinheiro, o corpo, o consumo e a busca incessante pela fama formam um comportamento cada vez mais padrão, qual o lugar para um “coração enorme”? Esse clipe tem a resposta!

The Breeders e a cidade de Arcoverde: uma ligação invisível

 

Quando se fala da cidade de Arcoverde (PE), lembra-se logo da banda Cordel do Fogo Encantado. Mas eu me lembro de umas longas férias por lá e de Kim Deal, baixista do Pixies. Foi por àqueles confins, que em 1998, ouvi Last Splash, segundo disco de sua banda, The Breeders.

Sempre vem à mente, o sol sem nuvens e as paisagens áridas. Os bois magros e as cabras sacolejando suas grandes tetas pelas ruas empoeiradas. As serras de pedras enormes e os lábios rachados de um noturno frio cortante.

Tive saudades da faixa “Invisible Man”, então procurei no youtube para uma rápida audição. Encontrei essa maravilhosa versão do gordinho Matt Gurley e achei fantástica. O rapaz manda bem e faz outras versões de outros clássicos indies via web cam.

Hoje, prestando um pouco atenção na letra, percebi que ela trata mais ou menos dessa mesma sensação de vida sobre lembranças de algum lugar quente, já que o grupo é oriundo de um interior norte-americano (Dayton,Ohio) com as mesmas referências.

He's the Invisible Man
Count the bubbles in your hand
The southern skies
And the summer sites

Compare com a original.

Mamelo Soundsystem: trilha para novas revoluções


Hip-hop para Trekkies? Sons urbanos para celebradores do caos na selva de concreto? Apreciadores da arte subversiva dos muros públicos? Tudo isso sim, mas com um groove que balança o coração para as novas ideias e a consciência que tudo é possível para àquele que tem na informação  livre, o seu alimento d´alma!


Então, fica a pergunta: você está acordado  e preparado para as "outras caixas de Pandora que irão cair"?