Diluindo pensamentos com Undo

quarta-feira, novembro 13, 2013

cyberzazen2
 
Há uma tendência que caminha junto aos bits e bytes, como uma simbiose invisível que paira no ar. A tecnologia avança e, na mesma proporção, a espiritualidade. O Zen Budismo, por exemplo, serve-se dos dados que transitam via wi-fi/3G para ensinar a humanidade sobre a grandeza do agora.

Para entender melhor essa “viagem”, faça uma busca por aplicativos de iOS ou Android com o termo “Zazen” (a “base da prática Zen Budista”, em outras palavras, sentar-se calmamente, em alerta, sobre os calcanhares ou em Lótus, deixando a mente livre, focado no agora, sem apegos aos pensamentos). São diversos os programinhas que auxiliam pessoas a se encontrarem por meio da meditação, relaxamento e concentração.

Um dos mais interessantes é o Undo (desenvolvido pela empresa Weimpact). A promessa é facilitar a prática para o maior número de pessoas ao redor do mundo. A qualquer hora e em qualquer lugar, todos podem conectar-se ao Zazen. A ideia é tornar as "nuvens" da rede uma aliada para ajudar a todos a "desfazerem-se" do fluxo intenso dos pensamentos.

A ferramenta faz jus a um antigo Dharma: “Aprender o caminho de Buda é aprender sobre si mesmo. Aprender sobre si mesmo é esquecer-se de si mesmo. Esquecer-se de si mesmo é ser iluminado por tudo no mundo. Ser iluminado por tudo no mundo é deixar quedar-se no próprio corpo e na própria mente”.
O vídeo abaixo dá explicações detalhadas de como praticar o Zazen auxiliado pelo Undo, que pode ser baixado gratuitamente. Aprenda devagar, relaxe, esvazie a mente e em seguida, volte para a correria diária.
 



+ http://www.higan.net/feature/2011/02/undoenglish.html







Low-Tech Mixtape - 2



É o que temos para esta semana:

1. Autolux - turnstile blues (5:43)
2. Bear In Heaven - Sinful Nature (5:13)
3. Melody's Echo Chamber - Some Time Alone, Alone (3:46)
4. Friends - Friend Crush (3:09)
5. Blouse - Firestarter (4:11)
6. Sambassadeur - Ice & Snow (2:58)
7. Film School - Pitfalls (5:01)
8. Arsene Lupin - nada mais (3:35)
9. Rivermann - Despedacando Medos (5:14)
10. Afraid of Stairs - Not today (1:59)