Memórias de um jovem velho

terça-feira, outubro 11, 2011

deniac_caeto_1

 

Gosto de ler meus livros na cama. É um vício bom, agradável, que me conduz ao relaxamento. Limpa as ideias antes de cair no sono, até me esquecer de tudo. Leio de modo sereno, no silêncio da noite, absorvendo detalhes e palavras, criando imagens na tela da mente. É como um boi que mastiga e rumina o capim bem devagar, na tentativa de sugar todos os nutrientes possíveis.

O resultado imediato desse “método” é que a obra vai direto para o coração. De lá, junta-se ao sangue, percorre todo o corpo. Deixa pelo caminho trechos da história lida e não demora muito para misturar-se à alma. Eterniza-se nos confins inconscientes, a ponto de confundir as minhas e as memórias lidas. Assim, autor e personagens passam a ser íntimos, em uma estranha simbiose que é difícil de descrever.

Por isso, o quadrinista Caeto, através do seu “Memória de Elefante” (Quadrinhos na Cia., 2010), tornou-se um amigo próximo; compartilhamos juntos algumas garotas, a vida noturna paulistana, a falta de grana, os empregos medíocres, as dormidas em espeluncas fétidas, além de criar um cachorro louco (mas amigo) e ver um pai sendo pouco a pouco ser desconfigurado pelo vírus HIV.   

Caeto dividiu comigo e com o resto dos leitores, momentos delicados/particulares da sua vida e de sua família. Desnudou-se por completo, como se tudo o que viveu fosse um abismo no qual se joga sem medo e pudores.

Escreve/desenha com vontade, transformando sua vivência em arte de ler, ver e sentir. Como uma espécie Charles Bukowski das HQ´s, é ríspido no traço, mas a poesia é latente e impossível de não ser vista por olhos mais sensíveis.

Saiba que, se um dia você for ler “Memória de Elefante”, terá nas mãos mais do que um calhamaço de papel, mais do que páginas impressas, mais do um grande livro de capa dura que pesa um pouco na mochila.

Você terá nas suas mãos nada menos que o peso da vida de Caeto, um cara real que enfrenta seus monstros com a sua melhor habilidade: a arte de contar histórias em quadrinhos de modo visceral e sincero, as melhores “tintas” para um artista transformar significativamente sua própria vida.

 

deniac_caeto_2

 

  p.s: na última sexta (07/10), eu e Jéssica participamos na Livraria Cultura (Teatro Eva Herz) do Bate-Papo "Quadrinhos Biográficos", com Caeto, Toni Rodrigues e Laudo Ferreira. Lá, aproveitamos o ensejo e praticamos a milenar arte da tietagem.

 

07102011