Para a Cidade do Saber

segunda-feira, maio 28, 2012

cidadedosaber_deniac
 
O seriado Lost (grande sucesso televisivo mundial), ficou famoso por contar uma história intrigante, com personagens inesquecíveis e um enredo estranho: uma ilha com poderes sobrenaturais, atrai pessoas de diversas localidades do mundo e que necessitam resolver problemas cruciais de suas vidas. O que parece um terrível acidente (um avião caí nesta ilha deserta), na verdade é uma providencia divina para que todos encontrem ali, a solução de seus problemas.

Particularmente, costumo fazer analogias do seriado com a Cidade do Saber, por seu ‘poder’ de atrair pessoas e histórias, por ser uma grande força que transforma tudo em arte, em aplausos, em esportes, em medalhas. Particularmente, sou um exemplo disso. Não recebi medalhas ou aplausos, mas fui atraído por ela sem perceber e por ela completamente transformado.

No dia da inauguração da instituição, conheci minha atual namorada. Um ano depois, ela se formou em Publicidade com um Trabalho de Conclusão de Curso em grupo que tinha no Teatro Cidade do Saber o seu principal foco. E através dela (na verdade de uma integrante da equipe do TCC), soube da vaga para jornalismo na assessoria de comunicação do local.
E é meio “sobrenatural” o fato de, por causa de um lugar, se conhecer uma pessoa singular que lhe rouba o coração e através dela, trabalhar no que gosta e no lugar que se conheceu essa pessoa. Uma sucessão de boas coincidências que me concederam meu primeiro emprego na área que escolhi como profissão, e o melhor, no segmento que sempre desejei: cultura e arte.

Assim, conheci pessoas, aprimorei minha escrita (in process), exercitei meu olhar fotográfico (in process), assisti a dezenas de peças teatrais, espetáculos de dança e shows. Testemunhei pessoas comuns tornando-se atores, atrizes, músicos, cantores e esportistas profissionais.

Testemunhei estas mesmas pessoas comuns brilhando no palco, sendo aplaudidas de pé. O que me faz raciocinar que, mesmo que ela, a instituição, não dure para sempre, já mudou o curso (para melhor) da vida de muita gente.

Em resumo: em 03 anos degustei cada momento trabalhado com prazer e entusiasmo, pois estava fazendo algo não para uma empresa, nem para um partido político, mas com o povo e para o engrandecimento do povo. E juro que participei de tudo com coração.

Agora, estou me despedindo do lugar que me ofereceu a oportunidade (além de me dar uma pessoa linda e engraçada que tem me aturado muito, he he he) e das pessoas que ali trabalham/estudam. Me despeço porque preciso trilhar novos caminhos, descobrir novas pessoas, aprimorar outros sentidos, essas coisas que precisamos fazer e não sabemos exatamente por qual motivo.

Agradeço a todos que, de uma forma ou de outra, em mim acreditaram e blá blá blá....
Mas antes de finalizar, deixo aqui a revelação de um grande segredo: nos 03 anos de atuação na Cidade do Saber, me diverti muito mais do que trabalhei. E sabe porque?

Clichê, mas verdade: é impossível não se divertir quando se acredita, ama e se gosta do que se faz. E eu acreditei, amei e gostei da Cidade do Saber. E por isso, humildemente, lhe desejo do fundo do meu coração, uma longa e próspera vida.
Que continue atraindo e transformando vidas.












Autoajuda de segunda: o medo dos ventos da mudança

deniac_SamMoore_windsofchange
 
Deixe-se levar pelos ventos da mudança.
Deixe seu corpo acreditar em sonhos impossíveis.
Deixe-se acordar em uma realidade ditada pela coragem e não pelo temor.
Pergunte-se, olhe em seus próprios olhos, seja sincero: “o que eu faria se não tivesse medo?”
 
 
Ilustração: "Winds of change", de Sam Moore