Branca de Neve Andaluz

segunda-feira, agosto 12, 2013

blancanieves04

Blancanieves (2012), de Pablo Berger

A Espanha tem algo de surreal em sua cultura. Tenho essa impressão devido ao Surfer Rosa, álbum do Pixies que bebe das mesmas fontes de Salvador Dali. Acho este trabalho surpreendente por ser uma mescla musical das exóticas culturas cigana, mourisca, árabe, judaica e um barulho desgraçado.

A dança flamenca, por exemplo, com suas palmas, sapateados e violões característicos, é mais que uma expressão corporal. Parece-me mais um estado de graça, repleto de sons e imagens ricas. E de certo modo, tudo isso é a base que preenche todo o disco.


blancanieves05
 
Sim, estou fazendo um paralelo entre uma obra musical e outra cinematográfica, coisa deveras fora do contexto. Mas essa foi a única maneira (acho que a mais viável segundo a minha consciência), de relatar a experiência sinestésica que foi ver esse filme. Afinal, foi por causa da banda que conheci “Um Cão Andaluz”, do Bañuel.

Só posso garantir que é um belo exemplo de que quando uma história é bem contada, recursos básicos como cores e diálogos são dispensáveis. Podemos, de verdade, presenciar a tal mágica do cinema que tanto se fala, mostrar-se de forma completa na tela.
 



Nenhum comentário: