A simplicidade genial de Panzo Di Ferragosto

segunda-feira, setembro 28, 2009




As tardes, assim como os anos, têm passado de forma rápida. Quentes que são, dão-me um sono sobrenatural. Caio na cama e olho o telhado. Em especial, uma pequena fresta, fruto das caminhadas noturnas dos gatos vadios. Dali, saí a luz amarela do fim da tarde. Uma luz que me guia, como uma passagem, para um sono rápido, cheios de sonhos mirabolantes, com lugares e pessoas que foram resquícios de minha vida, principalmente da infância.

Ao acordar, a mente está viva, afiada como um bisturi de ouro, leve como a pata de uma minúscula formiga. Ideal para sorver o mundo e suas mais variadas manifestações artísticas. Então, não quero mais passar tardes de sono sem sentido, que consomem o tempo e engordam minha barriga. Por isso, nessa semana, escolhi o cinema para manter minha mente viva. E assim vou passar essas tardes.

É como uma espécie de "Sessão da Tarde em meu quarto". Nele há um critério que sigo: os filmes surgem ao sabor do acaso. Ao folhear uma revista antiga, um jornal velho, uma dica de amigo, uma lembrança repentina. Nada de listas, nada de períodos, nada de estilos. Só o acaso.
Comecei com a comédia italiana "Panzo Di Ferragosto", dirigido, escrito e atuado por de Gianni Di Gregório. Na pele de um cinquentão solitário e claro, solteiro, Gianni é um daqueles personagens que carregam toda uma áurea de homem sofredor, que só fez bobagens na vida e não conseguiu crescer no amor e tão pouco na vida profissional. Dedica-se exclusivamente aos cuidados da mãe, bastante idosa e cheia de pequenas manias. Com muitas dívidas, tem nos vinhos brancos o único alivio para uma vida enfadonha e sem grandes perspectivas.

Ao menos por um fim de semana, tudo muda: o síndico do condomínio o procura para uma proposta tentadora: ele aliviaria as dívidas de Gianni caso aceitasse cuidar de sua mãe, também uma mulher idosa, para que ele aproveitasse o "Ferragosto", um dos feriados mais importantes da Itália. O tal feriado é celebrado no dia 15 de agosto, um momento que a população aproveita para ir à praia, ao campo, entre outras pequenas celebrações em família.





Além da mãe do sindico, outras senhoras acabam indo parar nas cuidadosas mãos de Gianni. E ele se vira como pode para proporcionar momentos alegres e calorosos para essas senhoras tão irrequietas. A maioria das resenhas que li, trata o filme como uma típica comédia italiana, uma crônica de costumes de uma Roma sem glamour, onde o povo comum é evidenciado. E é verdade.




O simples, o corriqueiro, as coisas normais da vida, ganham aqui um lugar mágico. Sem efeitos, sem grandes eventos, apenas um solteiro endividado cuidando de velhinhas espirituosas. Senhoras que nos ganham o coração e nos despertam para o simples da vida e o momento que, uma hora ou outra, teremos de enfrentar: a velhice.




Adiciono ainda, o fato do personagem Gianni carregar em suas feições, uma certa "tristeza esperançosa", um certo "cansaço do mundo", que me foi bastante singular. Mas nada disso o torna uma pessoa amarga, sem coração. Na verdade, é um ótimo filho, dedicado aos caprichos da mãe, que lhe ensinou a boa culinária italiana e a apreciação dos vinhos. Um filme em que nada acontece, e que exatamente por isso, é tão especial.





E com a fita, confirmei algo que sempre quis saber: o povo simples da Itália é realmente "tutti buona gente!".

Trailer:






Nenhum comentário: