Lost In Translation: O sussurro final.

quinta-feira, maio 21, 2009

Lost in Translation foi um dos filmes mais emocionantes e interessantes que já vi. Gosto dele por inúmeros motivos. Um deles seria Tókio. Outro é o humor blasé e saco-cheio-da-vida do Bob Harris (Bill Murray). Outro ainda seria o sentimento de deslocamento e estranhamento inerente de Charlotte (Scarlett Johansson), que acredito ser uma espécie de alter-ego da Sofia Coppola.

Completando isso, há uma trilha
shoegaze, com alguns clássicos do gênero como The Jesus and Mary Chains e My Bloody Valentine. É um filme leve, delicado e até (para alguns que não tem o espírito da coisa) paradão.

A cena final, até então, era uma incógnita. Bob sussurra algo junto ao ouvido de Charlote que o expectador quase não ouve. É algo que não deve ser compartilhado para quem assiste a cena. Um momento único no cinema em que dois personagens apaixonados tomam vida e trocam segredos em que nós não podemos participar.

Então eis que o usuário do Youtube
DaeOh, conseguiu finalmente desvendar o mistério, usando recursos de áudio digital exaustivamente:





"When John is waiting on the next business trip... go up to that man, and tell him the truth. Okay?"



2 comentários:

Dolly disse...

Lindo, lindo...
Esse filme é todo todo...
Eu lembro que quando vi fiquei toda toda...

Tatiana disse...

Tb adorei o filme! Esse deslocamento, o fato de se passar em Tókio, que é do outro lado do mundo para nós.... E fechar com "like a honey" (é essa do Jesus? Nem lembro mais..), deixa a gente sem ação enquanto passam os créditos.